Destinatários: Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Acreditação: 30 horas para efeitos de progressão da carreira docente de Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Objetivos:
Espera-se que ao final do curso os professores tenham consciência de que a promoção da literacia oceânica deve estar configurada pelos princípios da educação inclusiva, sentindo-se mais preparados para adotarem nas suas, realizando transições entre as redes de conhecimento, as redes estratégicas e as redes afetivas, que iluminam as linhas orientadoras do DUA, garantindo a todos os alunos as aprendizagens essenciais que subjazem à literacia dos oceanos e a uma cultura oceânica inclusiva. Pretende-se que os participantes:
• avaliem as dificuldades identificadas nos contextos em que atuam para a promoção da literacia oceânica em contexto de educação inclusiva
• Compreendam as possibilidades do uso de estratégias inclusivas nas práticas pedagógicas, planejando e produzindo materiais didáticos inclusivos com o tema Oceano, sob a perspetiva do DUA e da abordagem multinível;
• Avaliar as potencialidades de configurar a compreensão da cultura oceânica na perspetiva de uma educação inclusiva, facilitando as aprendizagens em cultura oceânica através dos materiais elaborados pelos professores em colaboração vertical e horizontal
11-01-2024
18:30h às 20:00h (Síncrona*)
11-01-2024 a 18-01-2024
2h30 (horário livre) Assíncrona***
18-01-2024
18:30h às 21:00h (Presencial**)
18-01-2024 a 25-01-2024
3h00 (horário livre) Assíncrona***
25-01-2024
18:30h às 21:00h (Presencial**)
25-01-2024 a 01-02-2024
3h00 (horário livre) Assíncrona***
01-02-2024
18:30h às 21:00h (Presencial**)
01-02-2024 a 15-02-2024
4h00 (horário livre) Assíncrona***
15-02-2024
18:30h às 20:00h (Síncrona*)
15-02-2024 a 28-02-2024
3h30 (horário livre) Assíncrona***
29-02-2024
18:30h às 21:30h (Síncrona*)
* Sessões síncronas – Em que todos estão presentes em simultâneo
** Sessões assíncronas – as datas e horas são meramente indicativas, sendo as tarefas previstas a realizar no horário que o/a formando/a considerar mais adequado, cumprindo as horas previstas.
*** Sessões presenciais - Escola sede do CFEAS, Escola secundária D. Dinis. Lisboa
O cronograma pode vir a sofrer alterações, de acordo com os interesses da organização
Valor da formação: Gratuita para os formandos
As vagas são limitadas e vão sendo preenchidas por ordem de entrada, sendo dada preferência a docentes que lecionam nas escolas associada do CFEAS do comprovativo de pagamento.
A calendarização pode vir a sofrer alterações, em função dos interesses dos formandos e dos formadores
No caso de não haver n.º de inscrições suficientes, o Centro de Formação reserva-se o direito de anular ou adiar a formação.
- Teacher: Sandra Felix Santos
- Teacher: JOAQUIM MELRO
- Teacher: Natalia Pirani Ghilardi Lopes